AMANDA MASQUE

Eu não sou Amanda Masque.

Ela é um personagem que criei para representar a mulher idealizada pelo homem.

Faço deste blog o canal para todas as mulheres que se defrontarão, cedo ou tarde, com as Amandas - imagens projetadas de perfeição incrustada na mente daqueles que amam.

Sendo a recíproca verdadeira, também para aquelas que se nutrem de um ideal masculino irreal.

E para os homens que nos visitam aqui, um buraco na fechadura para ver nossas Amandas despindo a roupa da alma.

Faço-me dessas mulheres, uma mera porta-voz e, deste blog, um meio para incentivá-las a colocar a sua ¨Amanda¨ para fora!

Uma Amanda plena, não aquela idealizada pelo outro, mas a melhor mulher que cada uma de nós pode ser em toda a manifestação do feminino - nas formas, nas artes, no amor.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Reflexões 4 - A inadequação amiga


Sempre me senti um moleque. A foto acima não desmente. Olhava todas as meninas de laço de fita, cabelos longos e belas roupas com o sentimento de um escalador de montanhas manco olhando o Everest do ponto mais baixo - inalcansável!

Se você tem ou teve algum sentimento parecido na vida, então veio ao lugar certo. Mas esse sentimento, ao contrário do que muitos pensam, não é nosso inimigo, mas é nosso melhor companheiro.

Se não existisse ele, seríamos todas Amandas. Já que a mulher perfeita não existe, o que existe de fato é a sensação ilusória de perfeição, de ser Amanda por alguns instantes de altíssima auto-estima ou ser Amanda sempre, o que é pior ainda.

Do meu lado, fico com todas as meninas que param diante do espelho e reparam nalguma coisa que podia ser melhor. Com as que se esmeram em suas artes e em sua doçura, porque acham que poderiam ser melhor. Nas que inventam, choram, cantam, porque acham que poderiam ser melhor.

Mas, sobretudo, fico com as meninas que nas escaladas de seus sonhos, de qualquer Everest que resolveram sobrepor, não se curvaram diante de nenhum olhar preconceituoso do mundo sobre seu jeito de ser e que foram, no final das contas, apenas elas mesmas.

3 comentários:

SH disse...

Fico também com estas meninas que olham o mundo com coragem mas com cuidado para não despencar.Afinal para vc ter uma "Amanda" dentro de si e colocá-la as vezes pra fora, vc tem que ter coragem e segurança.

Nolah disse...

é preciso força..

Andrea Macedo disse...

Adoro o jeito como você escreve!!!
Fico me perguntando se queremos ser amandas para nós mesmas ou para agradar aos demais. Sempre que penso em mim mesma, eu tenho mais paciência e serenidade para me cuidar. Interessante, não é?
Beijos carinhosos,
Andrea.